Entenda como o colágeno pode ser estimulado em sua pele!
Colágeno: uma proteína conhecida por muitos que está presente em alimentos e até mesmo em cápsulas que podemos tomar diariamente. No entanto, o que muitos não sabem é que o nosso corpo também produz o colágeno. Isso mesmo que você leu.
Como muitos já sabem a pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha funções de proteção, termorregulação, metabólica, excreção, estimulação e recepção. Esse órgão é o principal que “espelha” a saúde de cada indivíduo, isso ocorre, pois se trata de um órgão externo, ou seja, a pele pode mostrar se estamos saudáveis ou não.
Mas o que o colágeno tem a ver com isso? Simples, essa proteína é produzida em grande escala no corpo humano, garantindo para a nossa pele o suporte estrutural. A camada de maior atuação do Colágeno Verisol™ é a derme (representando 70% da sua composição), camada intermediária das estruturas compostas pela epiderme e hipoderme.
O colágeno atua somente na pele, Dra. Andressa?
NÃO! Além da sua função de sustentação, como citada acima, o colágeno atua de forma importante na manutenção da força dos cabelos e unhas, na prevenção da artrite e artrose e no auxílio da reestruturação da pele inflamada do intestino.
Existem diversos tipos de colágeno em nosso corpo, variando de acordo com a composição dos aminoácidos, estruturas moleculares, concentração e localização nos tecidos.
Os tipos mais comuns de colágenos são:
👉 Tipo I: encontrado nos tendões, derme, ossos e dentes;
👉 Tipo II: presente nas cartilagens elástica e hialina, discos intervertebrais e nos olhos;
👉 Tipo III: localizado em grande quantidade no tecido conjuntivo frouxo, encontrado na artéria aorta do coração, pulmão, músculo do intestino, útero e fígado.
Além desses tipos de colágeno, existem outros que estão presentes em várias partes do nosso corpo, como membrana basal, rins, sangue, placenta, ossos e tendões.
Existem modificações na estrutura do colágeno que ocorrem no processo de envelhecimento, afetando a espessura da pele e suas propriedades viscoelásticas. Isso faz com que ocorra uma diminuição na produção de colágeno, o que causa a formação de sulcos, rugas, flacidez de pele e rigidez muscular. É nesse momento que o paciente deve começar a tomar cuidado redobrado, recorrendo até mesmo a procedimentos estéticos que auxiliam na estimulação do colágeno na nossa pele.
Existem diversos tipos de BIOESTIMULADORES, que são substâncias que auxiliam no preenchimento, estimulando o organismo a produzir colágeno. Abaixo vou citar alguns desses bioestimuladores, confira:
1. RADIESSE
Consiste em um gel com efeito preenchedor. Na composição dele se encontram microesferas de hidroxiapatita de cálcio. Esse bioestimulador estimula o aumento da produção de colágeno tanto no rosto, quanto em outras áreas do corpo.
O radiesse é excelente para as regiões das maçãs da face, mandíbula e queixo. O resultado é um volume natural para o rosto.
Sua duração é de até 18 meses.
2. SCULPTRA
Esse é o nome comercial dado para o ácido poli-L-Lático injetável. O procedimento é recomendado de 1 a 3 sessões, dependendo de cada indivíduo. Por esse motivo é extremamente importante que o paciente se consulte antes de realizar a SCULPTRA ou qualquer outro procedimento.
É indicado para: flacidez do rosto, tratamento de sulcos nasogeniano e labiomentual (bigode chinês e rugas de marionete). Além de melhorar a flacidez do colo e pescoço.
Esse procedimento ajuda no estímulo de colágeno em média durante 18 meses.
3. HARMONYCA
A Harmonyca combina dois elementos, utilizando microesferas de ácido hialurônico que incorporam hidroxiapatita de cálcio. Elas proporcionam uma restauração do volume facial e a correção de possíveis deficiências.
Nesse procedimento podemos observar dois efeitos, em duas etapas:
🔹 Efeito imediato: o ácido hialurônico preenche rugas, melhorando a hidratação da pele, deixando a área da aplicação mais viçosa, iluminada e com aspecto jovial. Auxiliando também na recuperação do volume facial.
🔹 Efeito a longo prazo: as microesferas de hidroxiapatita de cálcio entram em ação e funcionam como suporte para o crescimento das células de fibroblastos, uma das funções dessas células é produzir colágeno natural, dando sustentação e firmeza à camada da derme.
A Harmonyca é um procedimento considerado duradouro, pois é biocompatível e absorvível pelo nosso corpo. Além do mais, conforme se degrada, estimula a produção do colágeno.
Lembrando sempre que em caso de dúvidas, entre em contato. 📱
Dermatologista | CRM: 5285279-1⠀