O que o dermatologista faz de fato, Dra. Andressa?

 

Bom, o dermatologista cuida do maior órgão do corpo humano: a pele. Nossa especialidade é responsável por reconhecer, identificar, prevenir e conscientizar sobre diversas doenças, assim como trazer a solução sobre o tratamento. A consulta regular com um dermatologista é de extrema importância para o cuidado e bem-estar da pele.

 

Além de diagnosticar doenças que afetam a nossa pele, os dermatologistas também auxiliam seus pacientes a terem cuidados diários, como o skincare.

 

Abaixo vou citar e explicar com detalhes sobre a importância de ir a consultas com uma dermato regularmente, entenda:

 

1️⃣ O paciente terá orientações especificas para o melhor cuidado com a pele

 

Por ser especialista nessa área, o dermatologista irá oferecer orientação e protocolos para proteger e cuidar da saúde da pele. Para pacientes que sofrem com acnes ou outros problemas, a médica poderá indicar produtos para o tratamento correto e eficaz.

 

Em casos mais específicos, como eliminar ou diminuir as linhas de expressão, o paciente receberá orientações de como mantar a pele mais firme, e até mesmo indicar um tratamento estético específico para esse problema.

 

Além dessas orientações citadas, a especialista pode ajudar no tratamento de doenças, como rosácea, hanseníase ou psoríase, que são patologias que necessitam de recomendações especifica.

 

2️⃣ Redução ou eliminação de incômodos na pele

 

Esse ponto é muito importante, pois além dos cuidados rotineiros, a consulta com uma dermatologista é essencial para ajudar a eliminar ou diminuir alguns problemas que podem surgir ao longo de nossas vidas.

 

Um exemplo, na prática sobre esse tópico é: a mamãe de primeira viagem que acaba tendo diversas mudanças hormonais, é muito comum que surjam manchas ou até mesmo melasma. Por esse motivo, é tão importante que a pessoa procure um especialista para evitar impactos irreversíveis.

 

3️⃣ A dermatologista não cuida apenas da pele, mas também das unhas, cabelo e mucosas

 

Isso mesmo que você leu, a dermatologista cuida da saúde das unhas, cabelo e a mucosa, como os lábios.

 

Muitas mulheres na fase da menopausa apresentam problemas com unhas quebradiças e cabelos sem brilho. Em outros casos os homens têm que lidar com o problema da calvície. Nessas duas situações, a dermatologista poderá dar orientações adequadas.

 

Podendo também avaliar se o paciente está com falta de vitamina, por exemplo, pois isso justifica vários quadros que a pessoa pode apresentar.

 

4️⃣ Prevenção de doenças

 

Em muitas situações uma consulta com a dermatologista pode ser essencial na prevenção de algumas patologias, que quando não tratadas corretamente ou diagnosticadas da forma correta podem levar a piora do paciente.

 

Um desses exemplos é o câncer de pele, uma doença que atingi diversos brasileiros. Quando este quadro é diagnosticado cedo e tratados de forma correta pode SIM, ajudar e mudar o rumo da vida deste paciente. Por esse motivo, frisamos bastante a importância de todos irem regularmente ao dermato.

 

5️⃣ Realização de intervenção cirúrgica

 

Em muitos casos a dermatologista esta capacitada para realizar intervenções cirúrgicas, como a retirada de pintas ou remoção de cistos, por serem consideradas cirurgias de baixa complexidade.

 

6️⃣ Ajuda na alto estima e conforto no cotidiano

 

Muitas pessoas acabam sofrendo com algum problema na pele, sendo uma acne, espinhas ou outros problemas que os atinja de alguma forma.

 

A dermatologista avalia esse paciente e orienta o melhor procedimento ou tratamento adequado para que esse incomodo não o atrapalhe mais.

 

Além de ajudar o paciente com problemas que afetam e muito a autoestima dele, como uma papada volumosa, olheiras, olhos caídos entre outros.  O especialista pode ajudar a pessoa com esses problemas, ajudando-a a não terem mais aquele certo desconforto em andar na rua ou algo do gênero.

 

Ficou com alguma dúvida sobre a especialidade? Pode entrar em contato conosco, vamos ter o prazer de tirar todas as suas dúvidas!