Cuidados com a pele na gravidez

 

Como todos já sabem nossa pele é o maior órgão do nosso corpo, e diariamente a pele necessita de cuidados. Um dos períodos que precisamos ter cuidados especiais é durante a gravidez. Existem diversas dicas que a mulher em sua gestação deva fazer para continuar com a pele bonita e saudável.

 

Uma das perguntas mais frequentes entre as mulheres quando recebem a notícia que estão grávidas é sobre como vão continuar cuidando da pele sem prejudicar seu pequeno na barriga. Esse tipo de dúvida é muito justa, sendo que alguns dermocosméticos e procedimentos quando aplicados, são absorvidos até mesmo pela corrente sanguínea (podendo fazer com que a gestação seja prejudicada de alguma forma).

 

A resposta sobre essa dúvida é SIM. Tem como manter os cuidados da pele sem prejudicar o desenvolvimento do bebê. Os produtos e ativos utilizados nesse período devem ser seguros e indicados por uma dermatologista. É importante que as mamães não façam uma rotina de cuidados sem ao menos uma orientação médica.

 

Os principais cuidados diários que a mulher não deve abandonar são os que estão relacionados a higiene, hidratação e fotoproteção da pele, além é claro dos tratamentos anti-idade. A única diferença nesse momento é que a gestante deve utilizar produtos um pouco mais específicos.

 

Afinal, quais produtos são esses, Dra. Andressa?

 

Vou começar explicando cada etapa e os produtos recomendados, são eles:

 

☑️ Higienização: a gravidez é um momento em nossas vidas carregadas de oscilações hormonais bem típicas, esse fator pode vir a acarretar cravos e espinhas na gestante, além do aumento de oleosidade na pele (esse tipo de quadro pode afetar até mesmo mulheres que jamais tenham tido quaisquer desses problemas). QUER SABER QUAL É SEU TIPO DE PELE? Confira esse post. É importante que a grávida opte por produtos que amenizam a acne, desobstruindo os poros e diminuindo a produção de sebo, lembrando de jamais utilizar aparelhos estéticos de alta frequência, peeling com ácido e aplicação de toxina botulínica;

 

☑️ Hidratação: nesse momento é muito importante que a mulher hidrate a pele, pois esses tipos de produtos conservam a barreira protetora da pele, e diminuem o risco do aparecimento de estrias, estimulam a produção de colágeno. São permitidos na gestação o uso da água termal, manteiga de karité, glicerina, óleos de amêndoas, minerais e ácido hialurônico (quer saber mais sobre os segredos do dessa substância, confira esse post). Além da utilização de cremes hidratantes, a gestante deve ingerir bastante água e sucos naturais;

 

☑️ Fotoproteção: como todos sabem, o protetor solar é muito importante para todas as pessoas, mas para as grávidas é muito mais, pois a fotoproteção pode prevenir o aparecimento de melasma, ressecamento, envelhecimento cutâneo precoce e o câncer. O filtro solar nesse período deve ter FPS superior a 50, além de utilizarem os protetores físicos, como chapéu, óculos escuros e guarda-sol;

 

☑️ Anti-idade: durante a gravidez a pele necessita de uma atenção redobrada. Por esse motivo, é um bom artifício para deixar à cútis saudável, viçosa e lisa. Os ativos ácidos hialurônico, zinco, antioxidantes, vitaminas C  e E são excelentes para esse proposito, já os ácidos salicílicos e retinoico são PROIBIDOS nessa fase. Então mamães, invistam em componentes suaves para manter a pele linda e saudável.

 

DICA: Além de manter consultas regulares com o obstetra, pediatra do bebê (mesmo que ele ainda não tenha nascido é importante começar esse laço), o dermatologista deve participar também do pré-natal. Essa decisão possibilita que a grávida tenha os cuidados necessários nesse período importante.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *